Seguidores

domingo, 3 de abril de 2011

Aula EBD - A Pessoa do Espírito Santo

Nesta primeira aula da EBD do segundo trimestre, tivemos a doce oportunidade de aprender sobre a personalidade do meigo Espírito Santo.
Mesmo que alguns céticos e maldizentes queiram retirar a Deidade do Espírito Santo, fica muito claro nos versículos que listarei, que o Espírito Santo é sim uma pessoa, pois uma pessoa é dotada de sentimentos, poder, vontade, revela, ensina, intercede, etc...
Vejam o que Myer Pearlman diz em seu livro Conhecendo as Doutrinas da Bíblia (2006), na página 282, sobre personalidade:
"Sua personalidade é indicada pelo fato de que se manifestou em forma visível de pomba (Mt 3.16) e que ele se distingue dos seus dons (1Co 12.11).
Alguns talvez tenham negado a personalidade do Espírito porque ele não é descrito como tendo corpo ou forma. Mas é preciso distinguir a personalidade e a forma corpórea (possuir corpo). A personalidade é aquilo que possui inteligência, sentimento e vontade; ela não requer necessariamente um corpo. Além disso, a falta de forma definida não é argumento contra a realidade. O vento é real apesar de não possuir forma (Jo 3.8)."


Segue alguns versículos para melhor compreensão.

Ele Ensina Jo 14.26
Testifica Jo 15.26
Guia Rm 8.14
Intercede Rm 8.26
Vontade 1Co 12.11
Sentimento Ef 4.30
Ele Revela 2Pe 1.21
Testemunha Gl 4.6
Fala Ap 2.7
Ordena At 16.6-7

Ufa! Sem dizer a atuação clara do Espírito Santo no AT.

Não é mero atributo.
Não é metáfora.
Não é influência.
É Uma PESSOA.

...Na próxima lição estaremos discorrendo sobre "Nomes e Símbolos do Espírito Santo", até lá.

Graça e Paz
RAC

Um comentário:

  1. Olá meu irmão, bom texto sobre o Espirito Santo, que Deus continue te inspirando.
    um abraço

    ResponderExcluir